Referência em exames de Mamografia
O IRSA possui em seu corpo médico um dos mais renomados especialistas no método no Brasil, o Dr. Alberto Domingues Vianna.
MAMOGRAFIA
A mamografia é o exame radiológico das mamas realizado com baixa dose de radiação, onde a mama é comprimida rapidamente enquanto os Raios-X incidem sobre a mesma. A imagem é interpretada pelo médico radiologista especialmente treinado para identificar áreas com características suspeitas.
É um exame de simples realização e indolor.
O exame anual de mamografia é recomendado para TODAS as mulheres a partir de 35 ou 40 anos, com ou sem sintomas na mama, ou até mesmo antes dos 35 anos dependendo do histórico familiar. Resultados registrados pela American Cancer Society, em uma recente avaliação em oito clínicas escolhidas aleatoriamente, demonstraram que houve 18% menos mortes em decorrência de câncer mamário entre mulheres com 40 anos ou mais que haviam feito mamografia periodicamente.
Pela mamografia, o médico é capaz de identificar se a alteração encontrada tem uma grande probabilidade de ser benigna (não cancerosa) ou suspeita de malignidade (câncer) e, neste caso, pode ser recomendada uma biópsia (amostra do tecido) para esclarecimento diagnóstico.
COMO É REALIZADA A MAMOGRAFIA?
Posição: a correta posição da mama durante a mamografia é extremamente importante para assegurar que a imagem mostre todo o tecido mamário e também a axila (região abaixo do braço). O técnico se certificará de que toda a mama esteja situada sobre a chapa de Raios X e que nada bloqueie os Raios X (como uma jóia, o ombro ou a mama oposta).
Cooperação da paciente: o técnico deverá lhe informar todas as etapas da mamografia para assegurar sua inteira participação e cooperação durante o exame. Durante a exposição aos Raios X, você deverá permanecer absolutamente imóvel e prender a respiração para evitar a possibilidade de distorcer a imagem em função da movimentação.
Compressão: a compressão é necessária para imobilizar e uniformizar o tecido da mama, permitindo uma melhor imagem, além de reduzir a dose de RX. Caso sinta um desconforto incomum durante a realização do exame, informe à técnica responsável.
Os exames do IRSA são realizados com técnica digital, ou seja, que consiste em adquirir imagens digitalmente através de um detector plano. Dessa forma o processo de utilização de chassis de Écran com sua posterior revelação nas câmaras escuras reveladoras serão substituídos por Workstations com pós-processamento das imagens e envio a impressoras ou câmaras laser conectadas em rede.
A osteoporose pode ser evitada se a perda óssea for detectada cedo, através do exame de densitometria óssea. Como ajuda à prevenção, você deve evitar os seguintes fatores de risco:
– Perda de hormônios na menopausa
– Deficiência de cálcio
– Falta de atividade física
– Alcoolismo
– Tabagismo
– Efeitos colaterais de determinados medicamentos
Se você já tem osteoporose, pode viver ativo(a) e confortavelmente procurando os cuidados médicos corretos e fazendo algumas adaptações no seu estilo de vida. Seu médico pode recomendar uma dieta rica em cálcio, um programa regular de exercícios de resistência a peso e tratamento médico.